Logística, embalagens e empacotamento podemos dizer que são aliados, pois para uma boa armazenagem logística, as embalagens devem ser de qualidade e bem feitas para que as mercadorias cheguem em perfeitas condições ao consumidor final.

Nesse artigo você vai ver os principais tipos de materiais usados em embalagens e empacotamento na área logística.

Quais são os tipos de embalagens na logística?

Na logística as embalagens são divididas em 5 etapas, assim consegue-se a garantia de produtos bem embalados. Eles são avaliados de acordo com tamanho, peso, tipo de produto, para onde ele vai ser levado etc. Com essa avaliação as empresas conseguem identificar por quais etapas de empacotamento aquele produto vai passar.

Primárias

As embalagens primárias, como o nome sugere, são aquelas que têm contato direto com o produto, como uma primeira barreira de proteção. Exemplos: saco do arroz, pote de vidro da azeitona, frasco do shampoo. 

Secundárias

As embalagens secundárias armazenam as embalagens primárias. Elas podem ser usadas, ou não, para a finalização do transporte, como é o caso da caixa de papelão que agrupa vários potes de maionese, ou potes de vidro da azeitona. 

Terciárias

As embalagens terciárias têm a função de agrupar várias embalagens secundárias, visando facilitar o transporte desses produtos. Uma caixa grande contendo um lote com várias caixas de chocolate, ou um saco plástico contendo diversos sacos de arroz.

Quaternárias

As embalagens quaternárias servem para acondicionar uma grande quantidade de produtos, facilitando a movimentação dentro dos armazéns e simplificando o transporte. Esse tipo é representado, principalmente, pelos paletes.

Quinto nível

Por fim, o quinto nível é um tipo de embalagem utilizado quando os produtos precisam ser transportados por longas distâncias. Ele é bastante utilizado por empresas que exportam suas cargas em contêineres, por exemplo.

Os principais materiais usados nas embalagens de armazenamento são: Papelão, vidro, plástico e metal. Além disso materiais como plástico bolha, filme stretch e papelão ondulado complementa as embalagens, garantindo mais segurança no transporte de produtos. 

Para saber um pouco mais sobre os produtos para embalagens, fale com a equipe Cyclopack.