As embalagens têm uma grande importância no momento da negociação de um produto. Elas são consideradas o cartão de visita da sua marca e também da mercadoria, afinal, é o primeiro contato visual que o seu cliente terá.

Mas não é só de boas aparências que se conquista um cliente e, muito menos, se faz um envio de produto. É fundamental que tenha também, uma boa logística de transporte, segurança e qualidade na embalagem para que ela chegue em perfeitas condições ao cliente final.

Neste artigo, abordaremos alguns dos principais erros cometidos em muitas empresas e que você deve evitar para que, dessa forma, não tenha prejuízos e conquiste cada vez mais clientes!

1 – Deficit de qualificação da equipe 

Em uma empresa que trabalha com logística, a equipe de trabalho deve ser altamente qualificada e preparada. É importante que  seus integrantes se engajem em atividades para atualização do conhecimento e práticas relacionadas ao transporte e manipulação das cargas da empresa.

Os gerentes às vezes priorizam outros aspectos da cadeia de processos sem treinar adequadamente seus funcionários. As consequências disso são erros e falhas, que levam a prejuízos  e perdas de todos os tipos.

Desta forma, o treinamento dos colaboradores em todas as fases da logística deve ser entendida como uma prioridade absoluta para qualquer organização, com uma formação que tenha sistematicamente em consideração os conteúdos e  práticas específicas às necessidades da empresa. Além disso, o suporte de profissionais especializados em embalagens, que conhecem todos os requisitos legais e normas de aplicação para embalagens, faz  a diferença no planejamento do transporte seguro de suas mercadorias.

2- Utilização incorreta dos equipamentos

O setor de logística obteve importantes avanços tecnológicos baseados na presença de ferramentas, máquinas e equipamentos que otimizaram o transporte de cargas, tornando-os mais dinâmicos, seguros e rápidos.

No entanto, apesar desses avanços, muitos equívocos sobre esses procedimentos permanecem. Isso faz com que a empresa  não utilize as máquinas apropriadas em decorrência do mau uso ou dificuldade de manipulação das ferramentas disponíveis para o transporte.

A segurança também é importante. Quando essas operações não possuem equipamentos de segurança obrigatórios, os trabalhadores acabam sendo menos produtivos e menos eficazes. Por outro lado, se os dispositivos de segurança forem usados ​​no momento certo, tudo correrá de forma mais positiva e dinâmica.

3 – Logística inadequada

Conforme mencionado, a escolha da embalagem adequada para a carga a ser transportada é essencial. No entanto, esta escolha deve ser integrada na alternativa de transporte acordada contratualmente. O próprio produto pode ser danificado durante o transporte, e se os meios utilizados para o transporte não for favorável, a carga será inevitavelmente danificada. 

É extremamente importante utilizar a embalagem ideal, com meios de transporte adequados para o tipo de produto que está sendo transportado. Além disso, é fundamental que, a transportadora ofereça total transparência e segurança de que o envio será realizado corretamente.

4 –  Manipulação e armazenagem inapropriadas

Se os produtos não forem manuseados e armazenados com cuidado, sofrerão danos significativos e irreparáveis, resultando em perda significativa na receita da empresa.

O armazenamento inadequado, por exemplo, com alimentos, pode levar à deterioração e é necessário descartar esse percentual da carga.

Para garantir a proteção dos produtos e um processo de transporte adequado, é essencial a formação dos colaboradores envolvidos na fase de planeamento e logística. Evitar contaminações, erros de preservação e mudanças de formato são, por exemplo, obrigação da empresa.

5 – Desrespeito às normas e  requisitos legais

Há uma série de regras e leis que regem a escolha de embalagem, armazenamento,  manuseio e  transporte de carga. O cumprimento dessas regras é obrigatório, caso contrário os produtos podem ser confiscados ou multas podem ser aplicadas.

Atualmente existem diferentes soluções para  uma logística de alta qualidade. O processo de movimentação, armazenagem e transporte de cargas é composto por diversas fases, cada uma com sua própria estratégia.

Por este motivo, é importante escolher a embalagem certa para o transporte, pois garante, principalmente, que o produto chegue ao consumidor em boas condições. Além disso, com um bom planejamento, apoio de profissionais especializados e investimento em embalagens de alta qualidade, é possível enviar um produto bem embalado e oferecer uma experiência diferenciada ao seu cliente final.

Lembre-se que a embalagem faz parte do seu produto e é um passo fundamental para que a sua mercadoria chegue ao destino em segurança e totalmente protegida de qualquer risco ou dano externo causado pelo processo de transporte. Um investimento em embalagem é um investimento em seu produto e na sua marca.

Agora que você sabe os erros que não deve cometer no transporte dos produtos da sua empresa, conheça os melhores produtos para embalar e enviar suas mercadorias. Clique aqui e acesse o nosso site!