O papel kraft é um dos tipos de papel mais versáteis que existe. Seu uso é muito difundido tanto no comércio quanto na indústria. Sua versatilidade permite que ele seja aplicado na fabricação de envelopes, sacolas, caixas, entre outros artigos. Além disso, é possível que seja produzido também com acabamentos específicos como laminado de alumínio, por exemplo.

A Cyclopack fornece ao mercado um produto altamente versátil, fabricado a partir de uma mistura de fibras de celulose provenientes de madeiras macias, conferindo ao papel tanto resistência mecânica e à rasgos quanto maciez e flexibilidade.

A celulose, neste tipo de papel, não passa por processos de branqueamento, por isso o papel kraft possui uma tonalidade parda característica. Os papéis são classificados em alguns tipos de acordo com a sua finalidade e como podem ser usados. Mas como é fabricado o papel kraft não interfere nessa seleção, mas sim como ele poderá ser usado como produto final. As classificações mais comuns são papel para escrita, impressão, embalagens, cartão, sanitários e especiais.

Para cada tipo de necessidade existe uma gramatura diferente, que indica a espessura do papel. Por exemplo, o que você usa em casa ou no dia a dia do escritório costuma ter entre 90g e 115g, enquanto que as folhas de jornais exigem apenas entre 35g e 55g.

O papel kraft é disponibilizado em variadas gramaturas, de acordo com a sua finalidade. Por exemplo, o kraft branqueado e usado na fabricação de sacos e embalagens, exige gramatura em torno de 30g. Já o kraft multifoliado exige maior resistência, em torno de 80g, pois são empregados pela indústria na confecção de sacos.

Entre os papéis destinados à impressão e escrita destacam-se o couché, offset e papel jornal, por exemplo. O papel kraft se enquadra na classificação de embalagem, tudo por conta de sua resistência. Já entre os papéis tipo cartão estão a cartolina e o papelão, e para fins sanitários consideramos o papel higiênico, guardanapo, toalhas de papel, lenços, entre outros. Papéis especiais são aqueles que servem como adesivos, possuem características decorativas ou mesmo revestimentos metalizados, por exemplo.

O papel kraft pode também ser usado como papel para separar enfesto, impressão em plotters, fabricação de sacos de pães e embalagens de produtos, sacos industriais, envelopes e muitos outros itens. Logo, vê-se a importância da indústria de papel kraft no fornecimento de um material extremamente versátil no comércio e na indústria.