Devido a pandemia as compras online ficaram ainda mais populares no Brasil, e este ano novos recordes já são previstos. Segundo uma pesquisa da revista eletrônica E-commerce Brasil, os anos passados, como 2019 e 2020, o aumento nos pedidos de varejistas na venda online foi de 30% no faturamento dos e-commerces ao longo da segunda quinzena de novembro, época em que normalmente acontecem a Black Friday. 

Dessa forma, a tendência mostra excelentes indicativos para este ano, ou seja, as compras online vão impulsionar o faturamento do varejo para o final de 2021. 

Junto dessa informação vem a seguinte preocupação, a experiência do consumidor e o estoque, dois fatores importantíssimos para essa época do ano. Não perder vendas, evitar trocas e prejuízos é muito importante. 

Então veja nossas dicas: 

Experiência do consumidor 

Não é novidade para ninguém, afinal de contas, hoje, muitas ações de marketing digital e vendas são pensadas em uma experiência de compra onde o consumidor termine a sua jornada satisfeito. 

Mas vale reforçar que o seu cliente sempre espera algumas coisas fundamentais antes de concluir uma compra de forma online, lembrando que, hoje o consumidor está cada vez mais atento e exigente, então se atente a esses tópicos: 

  • Segurança; 
  • Agilidade;
  • Entrega rápida e segura; 

É muito importante transparecer segurança e se necessário dar todo o suporte ao cliente antes, durante e após a compra. Não prometer entregas que você não pode cumprir, mas sim realizar o envio mais rápido possível. O processo de entrega enquanto está com a transportadora (caso seja contratada), não depende de você, no entanto é importante se atentar a empresas que oferecem um bom serviço e com agilidade, porém, a qualidade e segurança da embalagem é de sua responsabilidade, portanto invista em boas embalagens para garantir um transporte seguro.  

Estoque 

Mantenha o seu estoque atualizado, evitando problemas com as vendas e até mesmo com os envios. Cheque se o estoque de embalagens está compatível com a quantidade de itens que você tem e caso seja necessário, faça uma estimativa de quantas peças a mais você vai precisar para este ano em comparação com os anteriores. 

Caso você não faça uso de um sistema de controle, utilize uma planilha para controlar suas saídas e tudo o que você ainda tem em estoque. Também existem alguns aplicativos para smartphones que podem ajudar você de forma ágil e fácil. 

Não deixe os pedidos para última hora, pense sempre que, quanto mais em cima da hora, maiores serão os riscos. Dessa forma, evite os transtornos e faça uma estimativa de quanto você precisa para repor o seu estoque e atender suas vendas no final do ano e faça seus pedidos. 

Então, anote aí na sua agenda para começar o planejamento o mais breve possível: a Black Friday 2021 será no dia 26 de novembro – a última sexta-feira do mês. Pertinho do Natal, o que significa mais um motivo para você pensar nas estratégias e no seu estoque, são datas muito próximas e que exigem muita demanda de fornecedores e demais empresas parceiras do seu negócio, portanto, o planejamento é fundamental!