Pensar em responsabilidade socioambiental é ter consciência de que praticamente tudo o que produzimos e consumimos impacta diretamente os recursos naturais, dessa forma, devemos como sociedade, trabalhar juntos para reduzir os efeitos causados ao meio ambiente.

Nas empresas isso não é diferente, pois nos dias de hoje, toda empresa deve se comprometer a ter soluções para cooperar junto a sociedade e preservar estes recursos, já que um dia eles podem se esgotar. Além disso, ações sustentáveis colaboram para o crescimento econômico da empresa e promovem a sua marca no mercado, devido a preocupação do consumidor em buscar cada vez mais empresas que tenham compromisso social e ecológico.

Focar em sustentabilidade causa um impacto direto na forma como a empresa é vista por seus colaboradores, pela sociedade e, consequentemente, na valorização da imagem da marca. Pode-se dizer que a sustentabilidade empresarial tem grande capacidade de atrair de forma positiva resultados econômicos e na imagem da empresa junto a todos esses públicos.

E como as empresas podem colaborar para a conservação do meio ambiente?

Bem, cada empresa dentro do seu nicho de negócio, tem as suas responsabilidades, por exemplo, as madeireiras devem utilizar apenas madeiras regulamentadas e com políticas de reflorestamento, indústrias do setor químico devem realizar o descarte correto de resíduos e assim cada uma cumpre o seu papel ecológico e de proteção a natureza.

Mas até mesmo as pequenas ações influenciam na preservação do meio ambiente, como a economia de energia elétrica e água, o descarte correto de lixos e recicláveis, além do controle de desperdícios de matéria prima, são exemplos de simples gestos que somados ao dia a dia, se tornam grandes soluções ao longo prazo e ainda geram uma grande economia no final das contas.

É importante que todos nós tenhamos comprometimento com o meio ambiente, pois quando falamos de recursos naturais, nós também falamos do futuro, por isso devemos preservá-lo para que as próximas gerações não sofram com a escassez e tenham boas condições de qualidade de vida.