A primeira coisa que pensamos quando nos lembramos da importância da embalagem de produto é que ela serve principalmente para proteger o seu conteúdo, mantendo-o longe das adversidades do meio externo. Obviamente, é fundamental que ela traga segurança e proteção para as mercadorias, mas o fato é que ela também pode — e deve — possuir alguns outros atributos.

Função de proteção

A embalagem de produto, logicamente, também tem uma poderosa função de proteção, e isso é muito importante para a preservação e integridade do produto.

Função de sustentabilidade

Poucas pessoas param para pensar nesse aspecto, mas o fato é que uma embalagem informativa e eficiente também tem a função de evitar desperdícios e contribuir para a sustentabilidade do planeta. Em dias onde as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o seu impacto pessoal no meio ambiente e tendem a valorizar as empresas que são mais amigas da natureza, isso pode ser outro tremendo diferencial. Quando os produtos estão bem embalados e com as informações adequadas expostas, eles ficam com a ocupação de espaço otimizada, demandando menos espaço e manuseio no estoque.

Isso facilita as etapas de transporte e distribuição, o que não apenas traz ganhos em economia para a própria organização, como também permite a distribuição mais eficaz de mercadorias, minimizando a quantidade de combustível utilizado e de gás carbônico liberado na atmosfera.

E agora, viu como a embalagem de produto vai muito além da função de transporte? Gostou desse conteúdo?